A palavra Psicoterapia tem sua origem no termo grego “psique”, que significa “alma”, aquilo que dá vida ao corpo, e “therapeia”, que significa “cura, tratamento”.
Ou seja, é um método de tratamento que busca abordar questões de natureza emocional relacionada ao psiquismo, e que ocorre através de intervenções psicológicas fundamentadas em princípios teóricos e técnicos, respaldados por uma postura ética, que visa modificar sintomas e reduzir o sofrimento psíquico.
Atualmente, o exercício da Psicoterapia não é restrito apenas a uma profissão, além de Psicólogos, é possível que outros profissionais como Psicanalistas e Médicos Psiquiatras atuem como Psicoterapeutas.
É importante ressaltar que o termo “Psicoterapia” difere de “Terapia”, pois ainda é comum haver confusão entre esses dois termos.
O segundo termo pode se referir a uma variedade de contextos e tratamentos que abrangem diferentes modalidade e diferentes áreas do conhecimento. De maneira resumida, qualquer experiência pode ser considerada terapêutica sem necessariamente se tratar de uma psicoterapia.
REFERÊNCIAS : CFP (Conselho Federal de Psicologia) " Reflexões e Orientações sobre a Prática de Psicoterapia", ano 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2023/06/caderno_reflexoes_e_orientacoes_sobre_a_pratica_de_psicoterapia.pdf
Comments