Além do trabalho clínico e de escuta individual realizado nos consultórios, os Psicólogos têm um papel fundamental no que se refere ao seu compromisso ético, político e social em situações de risco, emergências e desastres.
A psicologia desempenha um papel fundamental em relação ao fortalecimento do cuidado social e comunitário, através de seu compromisso com a saúde e, sobretudo, com os direitos humanos.
Neste sentido, o atendimento carece de uma visão ampliada, que considere a questão do sofrimento psíquico, a partir de sua dimensão singular, subjetiva, sobretudo comunitária, atrelada às noções de saúde mental e coletiva das populações envolvidas no contexto.
É fundamental que os profissionais atuem por meio de articulações intersetoriais, colaborando com às redes e equipamentos de serviço público, especialmente no que diz respeito às ações de acolhimento e cuidado imediato, evitando ações isoladas e de ordem individual.
Nas circunstâncias de emergências e catástrofes, é essencial que a assistência seja prestada de forma instantânea, visando garantir o fornecimento e acesso a condições básicas como água, alimentação, vestimentas e instalações seguras para as pessoas afetadas.
Desta forma, é necessário a construção de estratégias de acolhimento e cuidado à saúde mental das pessoas, grupos e comunidades afetadas por eventos e situações de emergências e desastres.
Em situações de emergência que coloquem em risco a saúde mental ou física, é comum que as pessoas vivenciem sensações de angustia, medo e desamparo. Cada pessoa vivencia a experiência de forma singular e, a manifestação desses afetos é fundamental para o processo de elaboração de luto, fenômeno presente nas situações de perda, separação ou morte.
Por isso, os primeiros cuidados psicológicos, não devem ser confundidos com um atendimento psicológico (psicoterapia), mas sim, consistem em um acolhimento que visa atender às necessidades básicas das pessoas envolvidas nas situações de emergências, oferecendo uma escuta que não seja invasiva, mas que possa servir de suporte para o apoio necessário de suas prioridades.
REFERÊNCIAS:
Referência Técnica para Atuação de Psicólogas(os) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres.
Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no CAPS — Centro de Atenção Psicossocial.
Comments