Recentemente alguém me contatou e perguntou se eu era Psicóloga ou Psiquiatra, e qual a diferença entre um profissional e outro?
Embora muitas pessoas já tenham consultado algum desses profissionais durante a vida ou pelo menos ouvido falar deles, ainda emergem dúvidas e questionamentos.
O Psicólogo é o profissional que possui formação acadêmica em Psicologia, e aplica seus conhecimentos teóricos e técnicos tanto na área Clínica quanto em equipe Multiprofissional.
Realiza entrevistas, avaliação, diagnóstico, acompanhamento psicoterapêutico individual e em grupo, visando à prevenção e o tratamento de problemas psíquicos.
Além disso, na Psicologia existem diversas abordagens teóricas que orientam a prática e as intervenções de cada profissional individualmente.
Quanto ao profissional Psiquiatra, deve ter formação em Medicina, além de concluir Residência ou Especialização em Psiquiatria. Trabalha por meio do modelo biomédico, a partir da formulação de diagnóstico envolvendo transtornos mentais, reabilitação e tratamento farmacológico.
Já em relação ao Psicanalista, este pode ter formação acadêmica em qualquer área do conhecimento, desde que em seu exercício englobe o tripé psicanalítico: análise pessoal, estudo teórico e supervisão.
Está sempre em formação e esta nunca é acabada. Trabalha com a escuta do inconsciente, e com questões de sofrimento subjetivo.
Desta forma, cada tratamento possui sua especificidade, relevância e eficácia, e amplo arcabouço teórico e prático que considera a demanda, o contexto, e a necessidade de cada paciente.
Portanto, o objeto de estudo da Psicologia está relacionado a Subjetividade Humana e seus Processos Mentais, na Psiquiatria com o Ser Humano e suas Patologias, enquanto a Psicanálise tem como objeto de estudo, o Sujeito do Inconsciente.
REFERÊNCIAS:
APPOA, Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://www.appoa.org.br/
CFM, Conselho Federal de Medicina, 2023. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/
CFP, Conselho Federal de Psicologia, 2023. Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf
Comments